domingo, 11 de novembro de 2012

Por la libertad de expresión...

#yosoy132

"[...é um movimento cidadão formado principalmente por estudantes universitários em México, de educação pública e iniciativa privada que pesquisa, entre outras exigências: a democratização dos meios de comunicação e evitar a imposição do virtual vencedor da eleição presidencial de 2012, Enrique Peña Nieto. O nome Yo soy 132, se refere principalmente à auto-afiliação e apoio ao movimento como o membro número 132 depois da publicação de um vídeo com 131 estudantes exercer seu direito de resposta.

Os protestos contra o virtual vencedor da Presidência da México foram um gatilho que colocou em movimento uma cadeia de eventos que aderiram a esse movimento. Apesar da declaração no Manifesto YoSoy132, na prática, não está claro quantos movimentos já são incluídos, por exemplo #MarchaAntiEPN. Este movimento é parte da chamada Primavera Mexicana.]".

[Um pequeno resumo retirado do site Wikipédia (11/11/2012)]



A base para poder entender esse novo conceito da palavra "Primavera" (atribuida a liberdade de expressão pela força que a internet, acaba exercendo sobre uma nação), acaba sendo investida em uma idéia inovada sobre revolução . E o #YoSoy132 se baseia em um movimento estudantil no méxico, que começou na Universidad Iberoamericana depois que Enrique Peña Nieto foi questionado pelos estudantes sobre a violentíssimo acontecimento conhecido como "Distúrbios de Atenco" em 2006, por ser questionado sobre esse episódio ele disse:

"Antes de concluir, embora ja o havia feito, eu vou responder a esta pergunta sobre o assunto de Atenco, o fato de que você sabia, e que, certamente, deixou claro a firme determinação do governo de respeitar os direitos da população de Estado do México, que quando forma afetados por interesses particulares, decidi empregar o uso da força pública para restaurar a ordem e a paz, e que sobre a questão, infelizmente, houve incidentes que foram devidamente punidos, e os responsáveis dos eventos, foram inseridos perante o Poder Judiciário, mas, novamente, foi uma ação específica, pessoalmente, eu assumo pessoalmente, para restaurar a ordem e a paz, no legítimo direito do estado mexicano de uso da força pública, como bem eu devo dizer, foi validado pelo Supremo Tribunal de Justiça do país. Muito obrigado. ".

Enrique Peña Nieto




Depois de se pronunciar foi vaiado por todos da Universidade, o evento foi gravado em vídeo por vários estudantes sendo publicados em redes sociais, como modo de defesa a mídia mexicana (jornais, revista e a rede de televisão) disseram que o protesto não foi uma expressão autêntica de estudantes universitários e que era um boicote político, contra a candidatura de Enrique Peña Nieto.


Depois de várias notícias alienadas na mídia mexicana, 131 alunos da Universidad Iberoamericana, postaram vídeos no youtube mostrando suas credenciais da universidade, alegando serem estudantes da universidade em questão, mostrando não serem de nenhum partido político seguindo uma causa: "Por una Democracia Autentica".




#YoSoy132 está crescendo e já podemos atribuir o nome "Primavera" a esse movimento, que está sendo considerado como a Primavera Mexicana. E você que está lendo este post, vai continuar nessa vidinha medíocre ou vai fazer a diferença defendendo a liberdade de expressão e a democracia.

   




Site Oficial: Clica aqui!

Vivir la Revolución: Uivante

Nenhum comentário:

Postar um comentário